1a. COPA
de
PATROCÍNIO

Equipe Máfia do Lixo

Máfia
(autoria coletiva da Equipe Máfia do Lixo)

Nessa Copa de Robótica Sem Mistérios
A equipe Máfia do Lixo
Vai ser o Bicho
Vai criar o coletor de lixo.
É difícil,
Mas uma equipe boa nós temos
Por isso conseguiremos

Suca Times
Número 1 - 21 de outubro de 2005



Quando comecei, estava preocupada por não saber muito sobre o assunto, mas percebi que alguns dos meus colegas também não tinham tanta intimidade quanto a isso, e estavam ali pra apreender. Assim montamos o projeto, e trabalhamos para fazê-lo funcionar usando peças de LEGO e sucata. Optamos por fazer uma espécie de “catador de lixo”, recolhendo apenas lixo orgânico separado em uma determinada lixeira de cor diferente. Foi realmente muito bom, afinal aprendi mais a respeito de movimentos mecânicos e motores, e pude demonstrar peças e sujar minhas mãos de graxa, uma meleca esquisita. Outra coisa bacana foram as conversas que tivemos a respeito do projeto, discutindo a melhor maneira de executá-lo. A nossa equipe esta um pouco atrasada, mas está indo bem. Há um certo espírito de competição em relação às outras equipes, o que acaba se tornando algo até legal! Enfim, estou adorando a “Copa de Robótica”, pois está sendo algo que está me ensinando muito! Além de ter a parte divertida.
Paula
Máfia do Lixo

Na Copa de Robótica estou aprendendo várias e várias coisas, que jamais aprenderia. Adorei montar robôs, elaborar as idéias, retirá-las do papel e passá-las para prática. Os instrutores são muitos capacitados, nos ajudam a elaborar nossas idéias e a construí-las. A idéia do meu grupo foi um coletor de lixo, para facilitar a vida das pessoas. Aprendi, também, muito sobre a história da robótica, que serve  para facilitar a vida das pessoas, e seus lados positivos, como proteger o homem em trabalhos perigosos. Nossa equipe está se entrosando bem, todos conversam e se ajudam. Essa Copa é uma experiência inovadora, nunca tinha feito nada parecido! Achei muito interessante a idéia, pois trata de algo que sempre me interessou, e sempre tive vontade de fazer, mas nunca tive a oportunidade. A Copa abriu portas para mim! Nunca tive um contato tão próximo com esse mundo. Agradeço aos instrutores e aos patrocinadores por nos oferecerem essa oportunidade. Grato!

Matheus
Máfia do Lixo

 Comecei sem saber muito sobre a robótica, mas agora já aprendi muito e estou participando muito mais do que antes. A Copa está bem organizada, e conseguiu bons patrocínios, além de fazer com que nós fizéssemos robôs que ajudem as pessoas, e não a fazer com que fizéssemos robôs que destruíssem outros.
O nosso projeto é um protótipo que vai reconhecer o lixo orgânico e colocá-lo em compartimentos e levá-lo  para outro lugar, onde ficará armazenado até o lixeiro pegá-lo. Nós estamos com dificuldades, mas o Maurício e o Marcioney nos deram idéias ótimas, que fizeram com que conseguíssemos colocar o trabalho para a frente. No começo a equipe não estava trabalhando muito unida, mas agora estamos trabalhando juntos e o trabalho esta indo muito mais rápido, e melhor.

Bruno
Máfia do Lixo


 
A Copa de Robótica é muito divertida, precisamos de lógica para resolver os problemas que aparecem e usufruir de todo nosso conhecimento para construir um robô, de LEGO e sucata. Usamos motores e engrenagens. É uma experiência em conjunto que deixa o grupo mais unido. Todos participaram igualmente.  Nós nos divertimos muito fazendo nosso robô coletor de lixo. Todo domingo reúnem-se os grupos e participamos de várias provas para ganhar pontos, dentre elas montar um robô sem movimento utilizando o máximo de peças, e colocando um rabo no burro. Teve lanches de graça, oferecida pela “Pão & Cia” e a Copa também contou com o patrocínio da Bematech, Grupo CR Almeida, da LEGO, e do Shopping Crystal que nos ofereceu espaço. O projeto é liderado pelo Maurício e pelo professor Marcioney. Aprendi os conceitos básicos de movimentos e é legal criar seu próprio ser artificial, e ver ele funcionando, e pensar que no futuro podemos fazer coisas mais grandiosas.
Eduardo
Máfia do Lixo

 
A taça de sucata, feita no terceiro encontro das equipes, eleita pelo público a 3a. melhor de todas.


PATROCÍNIO